Psiquiatria forense

SAIBA O QUE É

Psiquiatria forense

A psiquiatria forense é uma subespecialidade da psiquiatria que se relaciona intimamente com a medicina legal e o direito. Essa subespecialidade da psiquiatria é aplicada a indivíduos portadores de um transtorno mental e violam a lei ou necessitam dela para sua proteção ou para acessar seus direitos.
O psiquiatra forense exerce sua função como perito ou assistente técnico em ações judiciais.

Perícias judiciais

Realização de avaliações médicas periciais, nos âmbitos civil, penal, previdenciário e trabalhista, oferecendo laudo fundamentado e objetivo, voltado às demandas judiciais de questões relacionadas à doença mental.

Confecção de parecer técnico para ações judiciais

O parecer técnico é um instrumento que permite fornecendo subsídios para a equipe jurídica e para convencimento do juiz e do perito em ações judiciais que envolvem avaliação do estado mental ou capacidade civil.

Impugnação de laudo pericial

Caso a conclusão pericial seja desfavorável ao cliente, é essencial apontar todos os eventuais vícios e omissões contidos no laudo, de modo que o perito possa esclarecer os pontos levantados. Uma boa impugnação pode também mudar o convencimento do juiz ou até anular a perícia.

Acompanhamento de perícias

A presença do psiquiatra à perícia é essencial para o êxito na ação judicial, pois assim poderão ser apontados todos os aspectos técnicos importantes ao perito, bem como eventuais inconsistências trazidas pela parte contrária.

Elaboração de quesitos

Quesitos são perguntas formuladas pelo psiquiatra voltadas ao perito com o propósito de fazer com que ele examine todas as questões que são de interesse do cliente, aumentando as chances de uma conclusão favorável no trabalho pericial.